Perfil

Alex Gasparetto demorou para descobrir que não queria uma carreira linear em um grande grupo empresarial, nem fazer carreira em uma estatal. Após atuar durante duas décadas em grandes empresas como líder, ele percebeu que capacitar e orientar para o sucesso, mais do que uma habilidade, passou a ser a sua verdadeira vocação. 

Reinventar-se, então, passou a ser a sua palavra inspiradora e seu maior desafio. Isso porque capacitar pessoas tem como premissa sair da “zona de conforto” e isso exige empenho diário para descobrir novas formas de fazer o mesmo, melhorando resultados e desempenhos continuamente. Com a velocidade das mudanças sociais e tecnológicas, mais do que garantir um produto ou serviço de excelente qualidade e a um preço justo, o que fideliza o público a uma marca ou produto é o atendimento. Quem compra (ou deixa de comprar) o faz com base em experiências que amigos, colegas e conhecidos tiveram e partilharam nas redes sociais.  Empresas que perdem o foco na capacitação das equipes, que não consideram as peculiaridades das diferentes gerações para criar um ambiente que estimula a troca de informações entre os jovens profissionais e os mais experientes, ou cujos líderes valorizam conhecimento técnico em detrimento do relacionamento interpessoal com seu time estão fadadas a perderem talentos e espaço no mercado atual. 

Por entender isso, e por ter participado de processos de expansão em grandes redes de lojas, Gasparetto passou dar aulas em universidades e oferecer palestras para grupos empresariais, inclusive no exterior. A receptividade dos alunos e dos empresários lhe deu mais certeza de que estava realizando um trabalho relevante, que superava expectativas e que ainda lhe permitia fazer novas amizades e parcerias, com as quais tem trocas enriquecedoras. São encontros, cursos, workshops e palestras feitos sob demanda, nos quais Gasparetto incentiva a criatividade e a inovação para a solução de problemas corporativos reais e cujos resultados apontados podem ser aplicados imediatamente. 

Com vasta experiência na gestão estratégica de vendas, o executivo tem especialização no desenvolvimento de áreas comerciais no varejo, envolvendo prospecção, estruturação de estratégias gerenciais, avaliações técnicas, negociações de contratos, administração de carteira de clientes, negociações, administração de custos e orçamentos, definição de metas e análise de margens de rentabilidade. 

Breve currículo:

  • Graduado em Ciências Econômicas – UNISINOS – RS
  • MBA em Gestão no Varejo/PROVAR – FIA/USP-SP
  • Professional, Personal & Executive Coach – SBC-SP
  • Gestor Comercial durante mais de 20 anos em grandes empresas como Lojas Colombo, Ponto Frio, Grupo Pão de Açúcar, Mega Franquias e Grupo RBS–Rede Globo de Televisão.
  • Atuação em todo o território nacional e América Latina.
  • Consultor.
Alex Gasparetto

Alex Gasparetto

(Diretor Executivo e Consultor)

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